Sistema de Folha de Pagamento: conheça o Consisanet Gestão de RH

Não é nenhuma novidade que a tecnologia vem transformando diversas áreas de atuação. Entre elas, a contabilidade não é uma exceção. No entanto, muitos profissionais dessa área ainda não desfrutam de todos os benefícios que ela pode ter para a atividade. Neste artigo vamos mostrar tudo que você precisa saber sobre o Sistema de Folha de Pagamento da Consisa.

O Sistema de Folha de Pagamento é um dos principais recursos entre os oferecidos pelo Sistema de RH da Consisa. Suas vantagens são inúmeras e sua capacidade de otimizar o processo de confecção de folha de pagamento é feito de forma muito mais segura.

Para você saber como tudo isso funciona, vamos tratar de algumas necessidades da folha de pagamento, os diferenciais do Sistema Consisa em relação aos cálculos, entradas de dados e outros tópicos.

A folha de pagamento

Um dos principais instrumentos de controle dos setores de contabilidade das empresas são suas folhas de pagamento.

Assim, além de ser fundamental para se cumprir diversas obrigações trabalhistas e fiscais, elas também são um forte instrumento e uma fonte de informações para o planejamento e a tomada de decisão por parte da gestão da empresa.

Dessa forma, quanto mais assertiva e eficiente for a folha de pagamento, mais ela irá contribuir para a melhor informação dos relatórios financeiros, impactando positivamente no gerenciamento do negócio.

Além disso, trata-se de um documento obrigatório e, atualmente, regulamentado pelo Decreto Nº 10.357, DE 20 DE MAIO DE 2020 que refogou o Decreto Nº 9.674, DE 2 DE JANEIRO DE 2019.

Cabe ressaltar ainda que é cada vez mais comum a terceirização do serviço de contabilidade, inclusive, os referentes às folhas de pagamento. Sendo que nos últimos anos até mesmo os pequenos negócios têm procurado essa terceirização, aumentando as demandas para os contadores.

Esse cenário é um dos principais responsáveis pela busca cada vez maior por soluções automatizadas para a elaboração da folha de pagamento.

Os cálculos da folha de pagamento

Um dos pontos mais importantes das tarefas em relação à folha de pagamento são seus cálculos.

Algumas décadas atrás, quando ainda eram feitos a mão, tais cálculos demandavam um enorme esforço centrado em tarefas repetitivas. Felizmente, hoje já existem sistemas que informatizaram e automatizaram essas atividades.

No entanto, muitos dos softwares encontrados no mercado não são atualizados ou mesmo não totalmente automatizados.

O problema disso é que os contadores terminam trabalhando em uma faixa menos otimizada, ainda gastando muito tempo e outros recursos com entrada de dados, pedidos de demandas e informações a protocolos.

Por isso, manter um sistema de folha de pagamento atualizado, com os melhores recursos possíveis é um diferencial que impacta diretamente na receita dos escritórios de contabilidade, uma vez que otimizam ainda mais o processo.

Erros comuns ao se fazer folhas de pagamento

Quando se implementa o Sistema de Folha de Pagamento da Consisa um dos efeitos mais benéficos é a automatização de atividades repetitivas, liberando o profissional para que tenha maior atenção aos detalhes técnicos e legais do serviço, evitando uma série de erros que são comuns quando a confecção do documento não é feita de forma otimizada.

Assim, alguns erros que cujo a incidência podem diminuir, quando se utiliza o Sistema de Folha de Pagamento, são:

• Erros na previsão de custos.

• Não considerar mudanças na empresa.

• Não considerar atualizações fiscais e legais.

• Erros de cálculos e digitação.

• Enquadramento equivocado do colaborador.

• Ignorar os extras na folha de pagamento.

Além disso, é importante considerar que alguns desses erros e falhas no processo de elaboração da folha de pagamento podem levar a algumas situações bastante sérias e prejudiciais à empresa, como o pagamento de multas.

O eSocial

Uma das transformações mais impactantes dos últimos anos, quando falamos em folha de pagamento, foi a chegada do eSocial.

eSocial trata-se de uma plataforma digital do Governo Federal, implantada em 2018 e que unificou a entrega de 15 tipos diferentes de obrigações trabalhistas.

Assim, ao invés de ter de entregar cada uma em um ambiente diferente, o empregador agora pode fazer tudo através de uma só plataforma. No entanto, apesar de facilitar o serviço, esse mecanismo também criou novas demandas.

Uma dessas 15 obrigações trabalhistas é justamente o cálculo da folha de pagamento, que com a implantação do eSocial só pode ser considerada concluída após o envio ao sistema. Assim, ela precisa ser totalmente confeccionada para depois ser enviada ao eSocial.

O sistema de folha de pagamento e o eSocial

Quando uma empresa adota o Sistema de Folha de Pagamento da Consisa, tem ainda a vantagem de poder atualizar dados dos funcionários e da folha e enviá-los automaticamente para a plataforma do eSocial.

Com isso, é possível uma gerência muito mais fácil das folhas de pagamento, que inclusive podem ser feitas de qualquer lugar, sem depender necessariamente da presença do responsável em um escritório.

Essa facilidade vem de uma das funcionalidades do eSocial que é justamente o acesso remoto. Assim, em períodos de home office, como o imposto pela pandemia de Covid-19, o funcionamento do escritório está garantido.

Outra possibilidade apresentada pelo Sistema de Folha de Pagamentos da Consisa é a entrada e atualização facilitada de todos os dados necessários para a confecção da folha de pagamento. Dessa forma, garante uma administração muito mais fácil dos proventos, como o próprio salário do funcionário, os referentes aos pagamentos de horas extras trabalhadas, bonificações, adicional noturno e por insalubridade, salário família, comissão por vendas ou produção etc.

A atualização de outros dados que impactam na folha de pagamentos também é feita de forma muito mais fácil e acelerada. Assim, a inserção de férias, décimo terceiro salário, licenças por doença, maternidade etc. são adicionadas com simples entradas de dados, que podem ser importados de arquivos externos e em diversos formatos.

O sistema de Folha de Pagamento da Consisa está sempre em conformidade com a legislação vigente, apta a realizar cálculos dos mais simples aos mais complexos.

Ficou interessado nas soluções oferecidas pela Consisa? Para conhecer mais sobre o sistema e facilidades, basta conferir no site.


Notice: Undefined variable: count in /var/www/html/wp-content/themes/hello-theme-child-master/functions.php on line 81

Notice: Undefined variable: retornoCategorias in /var/www/html/wp-content/themes/hello-theme-child-master/functions.php on line 82
SGRH
compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exclusivo para você!
Quer receber diretamente em sua caixa de e-mail nossos conteúdos e novidades? Deixe seu e-mail e tenha exclusividade!

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.

Fale mais sobre você e nosso time entrará em contato com a sua empresa!

Fale mais sobre você e nosso time entrará em contato com a sua empresa!