Sistema ERP: por que as empresas precisam investir?

Para eliminar erros humanos e produtividade mais lenta que ocorrem nos processos de negócios de empresas das mais variadas áreas, o software Enterprise Resource Planning (ERP) precisa ser integrado.

O ERP agiliza e automatiza todos os processos de negócios, como vendas, RH, compras, inventário, etc., com a ajuda da tecnologia mais recente para fornecer dados/informações perspicazes e significativos.

Neste artigo, discutimos alguns benefícios do sistema ERP que ajudarão contadores, gestores de pessoas e donos de empresas no mercado financeiro a entender a importância de sua integração em seus negócios.

Automação de tarefas manuais

Um sistema ERP pode ajudar a automatizar os processos de negócios tradicionais e aumentar a produtividade dos funcionários em uma organização.

Por exemplo, se o departamento de marketing tem que esperar os dados do cliente do departamento de vendas para implementar novas estratégias de marketing em um escritório de contabilidade, isso diminui a produtividade geral do processo.

Com um sistema ERP instalado, todos os dados relevantes podem ser armazenados e atualizados em uma plataforma centralizada que é acessível a todos.

Utilizar um bom sistema ERP elimina o rastreamento manual dos dados, quebra os silos tradicionais dentro de uma organização e melhora a eficiência dos processos de negócios.

Armazenamento e gerenciamento de dados centralizado

Todos os processos de negócios envolvidos em uma empresa do setor financeiro devem ocorrer simultaneamente para a boa conclusão dos seus projetos. Para facilitar isso, o sistema ERP fornece uma plataforma unificada e segura para fácil armazenamento e gerenciamento dos dados.

Os proprietários de negócios podem rastrear e analisar dinamicamente os dados de um projeto, o que os ajuda a calcular os custos financeiros incorridos com precisão. Os benefícios de rastreamento simultâneos e eficientes do sistema ERP aumentam a eficiência e a produtividade dos projetos.

CRM para implementação eficaz de estratégia de vendas e marketing

Vendas e marketing desempenham um papel vital no sucesso de uma organização. A implementação de estratégias eficazes de vendas e marketing pode atender às expectativas dos clientes e criar uma base de clientes leais.

Um sistema ERP fornece um CRM que auxilia os profissionais de marketing e vendas a armazenar e rastrear todos os dados relacionados aos clientes em potencial em tempo real. O objetivo de qualquer negócio financeiro é entregar trabalho de qualidade e atender às demandas do cliente dentro do prazo.

Sem utilizar os benefícios do sistema ERP, os executivos de vendas e marketing podem ter dificuldade em rastrear os dados do cliente e em implementar estratégias eficazes de marketing e vendas.

Redução geral no custo dos projetos

Para garantir um novo projeto dos clientes, as empresas da área financeira e contábil devem fornecer uma estimativa de orçamento precisa e o cronograma necessário para concluir o projeto.

Um sistema ERP personalizado pode prever com precisão as despesas do projeto e o cronograma necessário para concluí-lo. Desta forma, firmas contábeis podem utilizar de forma eficiente o orçamento dentro do prazo estipulado.

Tomada de decisão baseada em dados

Em qualquer negócio, as decisões tomadas com base nos dados serão mais precisas e eficazes. No mundo atual, orientado por dados, as empresas contábeis e financeiras precisam usar sistemas de armazenamento e gerenciamento de dados seguros.

O sistema ERP garante que os dados sejam fornecidos aos usuários por meio de softwares de inteligência de negócios que são atualizados ao longo do ciclo de vida do projeto em tempo real.

Um módulo de inteligência de negócios fornece percepções profundas do projeto e permite que os proprietários de negócios rastreiem os dados dinamicamente. Isso ajuda os proprietários de negócios e gerentes de projeto a tomar decisões oportunas e precisas baseadas em dados.

Alto retorno de investimento (ROI)

Investir no sistema ERP deve garantir alto ROI, medido em termos de benefícios tangíveis e intangíveis. Após a integração inicial do sistema, é aconselhável esperar de dois a três anos para testemunhar um aumento substancial no ROI.

Alguns benefícios tangíveis após a implementação do sistema ERP incluem a minimização dos custos operacionais gerais, aumento do giro de estoque ou horas faturáveis e redução dos custos de material. Alguns benefícios intangíveis incluem maior retenção de pessoal, maior eficiência e planejamento estratégico.

Gerenciamento de projeto otimizado

Um sistema ERP pode ser usado para rastrear a aquisição dos recursos e o custo financeiro incorrido durante esse processo. Os gerentes de projeto podem efetivamente alocar o orçamento e alocar os recursos usando uma única plataforma.

Cumprir os prazos dos projetos fica mais fácil com os benefícios do sistema ERP, resultando em aumento de produtividade e redução de custos.

Comunicação e colaboração eficazes

Para o bom funcionamento das operações de negócios, os funcionários de uma empresa financeira ou contábil devem utilizar meios de comunicação eficazes.

Para preencher essa lacuna, o sistema ERP permite que os funcionários façam uso de seus aplicativos embutidos de chat e vídeo para comunicação e colaboração eficazes de todas as partes.

Os benefícios de rastreamento de dados em tempo real do sistema ERP permitem que os funcionários se mantenham atualizados e se comuniquem perfeitamente sobre o andamento dos projetos corporativos.

Como encontrar um bom sistema ERP para a minha empresa?

Todos os pontos acima trarão benefícios significativos. Mas, isso só pode acontecer se você seguir um processo de implementação apropriado. Você deve gerenciar cada etapa da implementação do sistema ERP com cuidado para garantir que o resultado esteja alinhado com os objetivos do projeto.

As atividades do projeto, o controle do programa e o gerenciamento de mudanças devem funcionar lado a lado, pois se relacionam intrinsecamente na entrega de valor real. O esforço não pode ser subestimado ou os benefícios para alcançá-lo exagerados.

Agora, então, que você conhece a importância e os benefícios de um sistema ERP, o próximo passo lógico seria integrá-lo ao seu negócio contábil ou financeiro.

A nossa solução de ERP Empresarial ajuda especialmente profissionais contadores e da área financeira a superar os desafios de negócios, automatizando tarefas repetitivas e rastreando os dados em tempo real.

O Sistema ERP da Consisanet Empresarial vai do planejamento aos resultados. Integrado, inteligente e simples para uma gestão empresarial com mais sucesso. Organize, controle e centralize todas as suas informações mais preciosas em um único lugar, o que fará com que a sua empresa ganhe a produtividade e a gestão que você sempre quis.

Se você procura um sistema ERP para o seu negócio, fale com a nossa equipe e saiba como podemos aumentar a sua receita e reduzir os seus custos operacionais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exclusivo para você!
Quer receber diretamente em sua caixa de e-mail nossos conteúdos e novidades? Deixe seu e-mail e tenha exclusividade!

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.

Fale mais sobre você e nosso time entrará em contato com a sua empresa!