O crescimento do marketplace ao longo dos anos.

O crescimento do marketplace ao longo dos anos foi grande, porém, poucas pessoas analisam os números concretos dessas plataformas. Os portais online, que fazem parte do nosso cotidiano hoje, tendem a crescer ainda mais nos próximos anos.

Em 2017, as plataformas ainda estavam ganhando a confiança do público mais maduro, e por isso, os números não chegavam a ser tão expressivos. Contudo, já era possível notar o quanto esse mercado poderia ser proveitoso para todos.

O crescimento seguiu, e com a chegada da pandemia, viu um impulsionamento que acabou ajudando muitos empreendedores, apesar de prejudicar muitos outros. Adequar-se ao digital se mostrou necessário para continuar tocando os negócios.

Confira, em nosso artigo, como aconteceu o crescimento do marketplace nos últimos anos.

Em 2017 já era possível notar a força de diversos marketplace

Vamos começar a analisar o crescimento do marketplace ao longo dos anos a partir de 2017. No geral, durante essa época, essas plataformas não tinham tanta força quanto hoje, porém, ainda assim, já eram relevantes dentro da economia.

Segundo o que foi divulgado pela Ebit/Nielsen, durante todo o ano de 2017, o e-commerce movimentou cerca de R$ 47,7 bilhões em todo o país. De todo esse valor, cerca de R$ 8,8 bilhões foram arrecadados por meio de marketplaces.

Isso faz com que cerca de 20% de todas as vendas feitas pela internet em nosso país sejam feitas em marketplaces. Esse cenário já mostrou que essas plataformas poderiam representar números muito maiores no futuro.

Hoje, essa fatia pode até ser menor em questão de porcentagem, porém, o valor movimentado é muito maior. Isso porque, com o advento da pandemia, vimos as vendas online acabarem aumentando consideravelmente em pouquíssimo tempo.

O poder de compra do brasileiro pode não estar alto no momento, porém, ainda assim, o crescimento das plataformas de marketplace foi notável. Vamos analisar os números coletados no próximo ano, onde a tendência de crescimento se consolidou.

2018 consolidou os números online

Em 2018, foi possível notar que a importância do marketplace para o consumidor brasileiro crescia cada vez mais. Segundo dados divulgados pela Precifica, foi possível verificar que as plataformas contaram com um aumento significativo de interações.

Primeiramente, podemos citar que houve um crescimento de 90,7% em comparação com os números de 2017. Logo, sua fatia de representação em todas as vendas online aumentou, apesar de ainda não serem maioria no e-commerce.

Porém, o êxito dessa investida não para por aí. Segundo a PwC e UPS, durante o ano de 2018, cerca de 95% dos consumidores brasileiros utilizaram plataformas de marketplaces para realizarem compras. Isso, claro, entre os clientes que fazem compras online.

No mais, os números serviram para mostrar que as plataformas de marketplace estavam se consolidando no mercado. O ano de 2019 também foi excelente para esses canais de venda, como poderemos conferir no próximo tópico.

Fatia de representação do mercado marketplace aumentou em 2019

Em 2019, em um cenário onde as pessoas já estavam mais acostumadas a comprar pela internet, a fatia de representação no mercado aumentou. Se em 2017 os marketplaces representavam apenas 20% do e-commerce, isso mudou em 2019.

Durante esse período, segundo dados da Abcomm, as transações em marketplace representaram aproximadamente 35% de todas as negociações feitas na internet em nosso país. Isso mostra que, durante os anos, as plataformas foram ganhando confiança de seus clientes.

Além disso, foi possível notar que o ticket médio dos compradores foi maior do que R$ 400. Esse número aumentaria mais de 10% em 2020, porém, ainda assim, não pode ser ignorado por quem está pretendendo investir nessas plataformas.

O ano de 2019, em muitos casos, não é visto como um ano tão positivo quanto os outros quando falamos de vendas online. Isso porque, já em 2020, a pandemia teve início, e uma explosão de interações digitais foram vistas por todos nós.

Sendo assim, o crescimento do próximo ano foi muito maior do que todos os outros, e o comparativo com 2019 só denota isso. Porém, ainda assim, é preciso reconhecer que os números desse período não foram nada negativos para muitas empresas.

Crescimento continuou mesmo durante a pandemia

Enfim, podemos conferir o crescimento do marketplace nos últimos 2 anos, onde a pandemia começou. Com a necessidade de se distanciar socialmente, essas plataformas ganharam ainda mais espaço na economia, afinal, as compras são feitas online.

Por isso, foi possível notar um aumento considerável no faturamento das grandes plataformas de marketplace. Ao menos foi isso o que apresentou a Ebit/Nielsen durante sua apresentação na Marketplace Conference, em 2021.

De 2019 para 2020 foi possível registrar um aumento de 52%, com o aumento na quantidade de pedidos chegando a 38%. O faturamento, ainda segundo a mesma pesquisa, chegou a ser de R$ 73,2 bilhões, representando uma fatia significativa do e-commerce.

Os números do primeiro trimestre de 2021 também foram animadores, segundo relatório divulgado pela Conversion. Os números das principais plataformas de marketplace durante esse período de tempo foram os seguintes:

  • Shopee: crescimento de 1852%;
  • Casas Bahia: crescimento de 116%;
  • Extra: crescimento de 84%;
  • Samsung: crescimento de 78%;
  • Amazon Brasil: crescimento de 63%;
  • Magalu: crescimento de 57%;
  • Lojas Americanas: crescimento de 36%;
  • AliExpress: crescimento de 33%;
  • Elo7: crescimento de 7%.

Como é possível notar, empresas de diferentes segmentos acabaram registrando crescimento gigantesco durante o início de 2021. A tendência é que os números se tornem ainda mais expressivos, principalmente nas companhias de importados.

Empresas do tipo, que antes não tinham tanto espaço no país, como a Shopee e a AliExpress, estão, aos poucos, ganhando mais espaço no mercado. A Shopee, inclusive, foi a que registrou o maior crescimento em seu faturamento durante esse período.

O que achou deste artigo? Deixe seu comentário abaixo e assine nossa newsletter para receber mais conteúdos do nosso blog em seu e-mail.

compartilhar:

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exclusivo para você!
Quer receber diretamente em sua caixa de e-mail nossos conteúdos e novidades? Deixe seu e-mail e tenha exclusividade!

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.

Fale mais sobre você e nosso time entrará em contato com a sua empresa!

Fale mais sobre você e nosso time entrará em contato com a sua empresa!