Gestão de Recursos Humanos: os benefícios de investir na sua empresa

Investir em uma boa gestão de Recursos Humanos faz toda a diferença em uma empresa, afinal, as pessoas são quem a compõe.

Um sistema empresarial assertivo, com uma boa gestão de pessoas garante uma excelente reputação para a organização. Além disso, cumprir metas com profissionais qualificados e motivados é muito mais simples com uma boa gestão.

Entenda os principais benefícios de investir nesta área.

A área de gestão de recursos humanos

A gestão de RH é uma área estratégica destinada a alinhar os interesses do colaborador e da empresa. Assim, sua principal função é garantir que ambos tenham uma relação de trabalho vantajosa.

Fazendo a utilização de diversas técnicas científicas, este setor busca desenvolver um ambiente desafiador, agradável e motivador para o profissional. Para isto, é preciso que a empresa e o colaborador interajam de maneira equilibrada.

Se o foco da instituição é sempre o lucro, o do funcionário nem sempre. Para o empregado, a realização pessoal e o crescimento profissional são frequentemente seus principais alvos.

Sendo assim, pode ser muito desgastante — caso estes sejam os objetivos do funcionário — produzir em um ambiente de trabalho que só o vê como mão-de-obra. Neste cenário, a gestão de recursos humanos desenvolve esta relação, tornando o funcionário mais produtivo e realizado com seu trabalho.

Para evitar desentendimentos, o RH também possui o papel de escolher profissionais que se adéquem ao perfil da empresa. Não adianta promover o melhor ambiente possível, se a visão da organização e do colaborador não concordar.

Por isso a gestão de Recursos Humanos precisa de um olhar estratégico na hora de realizar contratações. Recrutar um profissional adequado, mantê-lo e desenvolvê-lo não é uma tarefa fácil, por isso é tão importante possuir estratégias para tomar decisões e contratar.

Principais benefícios de investir na gestão de RH

Se originalmente o intuito do RH era garantir uma boa relação de trabalho entre o funcionário e a empresa, hoje podemos dizer que esta função é muito mais complexa. Primeiramente, porque existem perfis comportamentais para cada cargo.

Por isso, além de estar alinhado com a missão, visão e valores de uma empresa, o profissional precisa estar no cargo adequado para se sentir realizado. Qualificar e desenvolver estes profissionais pode ainda trazer ótimos resultados para a empresa.

Aumento da produtividade das equipes

Ao investir em RH a empresa adquire a capacidade de desenvolver a motivação intrínseca e extrínseca dos colaboradores. Isso faz com que eles possuam maior disposição e empenho na hora de realizar o trabalho esperado.

É importante ressaltar que uma alta produtividade não representa, necessariamente, um alto retorno financeiro para a empresa. Ao investir neste setor, é possível trabalhar não só a produtividade de um time, mas também sua qualificação, garantindo maior qualidade de serviço.

Agora sim, associando qualificação e produtividade, a empresa poderá notar ganhos associados ao investimento em gestão. Do contrário, sem a valorização dos profissionais e o investimento adequado ao setor, o resultado pode ser:

  • Baixa produtividade da equipe;
  • Altos índices de erros, por falta de qualificação;
  • Consequentemente, a empresa lida com prejuízos.

Aumento da motivação e empenho dos colaboradores

Diretamente associada à produtividade, a motivação dos funcionários pode ser desenvolvida por bons investimentos na gestão.

Alguns dados da Gallup mostram como a motivação interfere no comportamento dos profissionais, já que profissionais motivados apresentam:

  • A taxa de faltas ou atrasos 37% menor;
  • Fluxo rotatividade de profissionais 65% menor;
  • Taxa de erros ou falhas 41% menor;
  • Conquista de clientes 10% maior;
  • Produtividade 21% maior;
  • Rentabilidade 22% maior para a empresa.

Processos seletivos mais precisos e ágeis

O maior desafio para uma empresa é, sem dúvidas recrutar profissionais qualificados e que apresentarão um bom serviço na organização. A devida atenção, as contratações podem, facilmente, levar a empresa a situações indesejadas.

Os gastos que acompanham uma demissão representam um prejuízo enorme para a instituição, tal como investir em novas contratações, evitando dores de cabeça e grandes prejuízos com contratações.

O investimento em gestão de RH é muito eficaz. Isso porque já existem maneiras de conhecer melhor o funcionário em questão, antes mesmo de realizar a contratação. É preciso considerar os aspectos psicológicos e emocionais dos candidatos, assim como sua qualificação e experiência.

Desta maneira, é possível reduzir os riscos de uma má contratação. Além disso, aumentar as chances de encontrar profissionais capacitados, proativos e que ampliarão a produtividade da empresa não só se torna mais simples, como garante maior retorno lucrativo.

A engenharia de cargos

De maneira a garantir a adequação dos profissionais às empresas, assim como o plano de carreira para o colaborador, a engenharia de cargos vem com um papel importante na gestão de RH.

Ao notar a importância da personalidade e do comportamento dos profissionais, as empresas atualmente precisam ir além do currículo na contratação. Sem uma gestão adequada, isso se torna um processo custoso e lento.

Por outro lado, a partir da engenharia de cargos, é possível elaborar uma vaga, traçando o perfil adequado do profissional em questão. Indo além de características técnicas, o Profiler é uma ferramenta que facilita a escolha dos candidatos.

A partir desta ferramenta, não somente é possível conhecer melhor um candidato para realizar a contratação, como também integrá-lo ao time. Assim, o setor de RH pode identificar a partir dos dados da ferramenta, quais profissionais estão mais alinhados ao perfil em questão.

A partir de uma análise mais aprofundada, é muito mais simples para a área de RH entender o perfil de cada funcionário. Desta forma, é possível visualizar profundamente o mapa comportamental do indivíduo, garantindo uma visão mais ampla do desenvolvimento que ele possivelmente terá na instituição.

Conclusão

Um setor de RH bem desenvolvido possui a capacidade de inovar completamente a cultura organizacional de uma empresa. É possível, a partir de uma boa gestão de Recursos Humanos aumentar os níveis de satisfação dos colaboradores, contratando-os de acordo com seu perfil comportamental.

Além disso, ao economizar tempo e recursos nas contratações e demissões, a própria área de RH garante uma maior disponibilidade para gerir as equipes. Amenizar falhas dos funcionários e diminuir sua rotatividade e faltas já não é algo inalcançável para empresas que investem neste setor.

Por isso, é indispensável utilizar ferramentas como o Profiler a favor do gestor, de maneira que ele desenvolva motivação e proatividade nas equipes. Nesta página, você pode entender mais sobre os sistemas de gestão de RH. Confira!


Notice: Undefined variable: count in /var/www/html/wp-content/themes/hello-theme-child-master/functions.php on line 81

Notice: Undefined variable: retornoCategorias in /var/www/html/wp-content/themes/hello-theme-child-master/functions.php on line 82
Conteúdo e ferramentas
compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exclusivo para você!
Quer receber diretamente em sua caixa de e-mail nossos conteúdos e novidades? Deixe seu e-mail e tenha exclusividade!

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.

Fale mais sobre você e nosso time entrará em contato com a sua empresa!

Fale mais sobre você e nosso time entrará em contato com a sua empresa!