Gestão contábil: da importância a aplicação dentro das empresas

É fato incontestável que contabilidade e gestão de negócios devem caminhar juntas, traduzindo a realidade de que são áreas complementares entre si, possibilitando que gestores e demais tomadores de decisões possam alinhar suas atividades com o planejamento estratégico da organização.

Partindo desse princípio, fica a pergunta: qual é a importância da gestão contábil nas empresas? Conhecer e entender a resposta para esse questionamento é o que separa as empresas de sucesso das que ainda estão em busca de encontrar o caminho correto para a gestão geral do empreendimento.

Ficou interessado em saber mais sobre o tema? Então continue a leitura deste artigo que nós da Consisa preparamos especialmente para você!

Entenda o que é gestão contábil

Nossa jornada começa no entendimento do que realmente significa a gestão contábil, afinal, isso será a base para todo o restante do que abordaremos aqui.

Antes de tudo é importante que você entenda que a gestão contábil vai além do cumprimento das obrigações legais estabelecidas pela legislação, mas, é peça fundamental para a gestão efetiva de qualquer empresa.

Atuando em um formato multidisciplinar, a gestão contábil é uma das áreas da contabilidade, e ela é responsável pela gestão tributária, controle financeiro, pagamentos e, inclusive, do patrimônio da organização.

Como você pode perceber, a gestão contábil engloba várias áreas do empreendimento, por isso ela é imprescindível, seja para o cumprimento das obrigações estabelecidas pela legislação, seja para coletar, tratar e disponibilizar as informações necessárias para a condução das atividades operacionais do empreendimento.

A importância da gestão contábil nas empresas

Agora que você já sabe mais do que realmente é a gestão contábil e entendeu a pluralidade de atuação que essa área tem, o que acha de saber o que a torna tão importante no contexto empresarial?

Após conhecer o porquê dessa área ser tão indispensável, certamente, buscará desenvolvê-la da melhor maneira possível na sua empresa!

Acompanhamento da evolução patrimonial

Acompanhar a evolução patrimonial é algo fundamental para que os gestores percebam se as atividades da organização estão gerando capital e crescimento institucional.

É natural o acréscimo patrimonial quando uma empresa está conquistando cada vez mais o mercado em que atua, e para mensurar tal evolução a gestão contábil é a área especialista no assunto.

Entender o fluxo dos ativos e o patrimônio do negócio permite idealizar os planos de expansão e investimentos. Contudo, isso somente será possível com o apoio da gestão contábil.

Melhor uso dos recursos financeiros

Será que o capital financeiro e a liquidez da empresa são suficientes para honrar os compromissos assumidos? O capital de giro e resultados econômicos são condizentes para realizar investimentos no negócio? Para responder a essas e outras perguntas entra em cena a gestão contábil.

Os profissionais dessa área farão a análise geral do negócio e através do cálculo de índices de liquidez, rentabilidade, lucratividade e outros será possível analisar como os recursos financeiros estão sendo utilizados e, a partir daí, orientar na melhor maneira de gerir esse recurso tão fundamental para qualquer negócio.

Decisões mais assertivas

Complementando o tópico anterior, o que torna a gestão contábil tão importante para empresas aborda as questões da tomada de decisão de maneira rápida e inteligente, onde serão disponibilizadas aos gestores as informações necessárias para conduzir assertivamente essa atividade de escolher os novos rumos da empresa.

É importante salientar que decisões nos moldes de proatividade são mais efetivas do que as reativas, por isso a gestão contábil é tão importante no cenário empresarial, em que cada segundo antecipado ao tomar determinadas medidas faz diferença em todo o contexto mercadológico.

Boas práticas para aplicar a gestão contábil

Diante de tudo que dissemos anteriormente fica inegável que a gestão contábil é importante para todas as empresas, não é mesmo? Mas para tirar proveito de todas essas vantagens é necessário aplicar algumas boas práticas. Então, conheça abaixo alguns pontos que julgamos importantes para que você também obtenha êxito na sua empresa.

Gestão de documentos

Tudo começa com a gestão de documentos para a coleta de dados, ou seja, a menor unidade que compõe as informações. Reunir, classificar, catalogar e extrair dados faz parte da gestão de documentos e se houver falhas nesse processo, certamente, a gestão contábil será comprometida.

Para ter sucesso nessa fase é aconselhável utilizar uma plataforma de Gestão Eletrônica de Documentos (GED).

Planejamento é o caminho do sucesso

Quem disse que a gestão contábil não precisa de planejamento? Pelo contrário, o planejamento deve ser a base dessa área e, principalmente, deve traduzir em suas ações o suporte para a execução do planejamento estratégico da organização.

Nesse processo é importante estar atento para não omitir informações, afinal, qualquer detalhe esquecido ou omitido pode ser uma fonte geradora de risco corporativo.

Utilize a tecnologia a seu favor

O avanço tecnológico é um elemento impulsionador empresarial, o que atinge também a gestão contábil, por isso, você deve utilizá-la ao máximo no que tange o tratamento de dados, automatização e, até mesmo, o emprego da inteligência artificial (IA).

Comece adotando um bom software ERP — Enterprise Resource Planning (planejamento de recursos empresariais), onde serão registradas todas as movimentações do negócio e, a partir daí, alimentará as demais bases de dados.

Aliado ao ERP, é imprescindível implementar um bom sistema de contabilidade para que a área de gestão contábil possa classificar as movimentações da empresa e dar o devido tratamento dos dados oriundos do ERP.

Nessa plataforma do sistema de contabilidade será possível extrair vários relatórios que demonstram a realidade do negócio e proporciona aos gestores a visão abrangente da evolução das atividades operacionais e os resultados alcançados, além de acompanhar o nível de cumprimento do planejamento estratégico.

Como você pode perceber ao longo desse artigo a gestão contábil é uma área estratégia para as empresas e, devido a isso, deve ser desenvolvida por profissionais especialistas e capazes de analisar o contexto empresarial e disponibilizar de maneira estruturada as informações que os empreendedores e gestores necessitam para alavancarem seus negócios.

Gostou do tema abordado? Então deixa o seu comentário com experiências sobre o assunto! Aproveite também para conhecer as nossas soluções em sistemas contábil e empresarial e como eles podem ajudar o seu negócio!

compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exclusivo para você!
Quer receber diretamente em sua caixa de e-mail nossos conteúdos e novidades? Deixe seu e-mail e tenha exclusividade!

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.

Fale mais sobre você e nosso time entrará em contato com a sua empresa!