Quer maior fidelização de clientes em seu escritório de contabilidade? Veja algumas dicas

Contar com uma boa diversidade de clientes para o escritório de contabilidade é essencial. Os investimentos em expansão de público são muito importantes para o fortalecimento da estrutura da empresa contábil.

Porém, é fundamental que a organização dedique atenção e bom atendimento para aqueles que procuram a companhia com regularidade. A fidelização de clientes é indispensável, já que o grupo de consumidores fiéis é o principal responsável pela sustentação do negócio.

Preparamos este conteúdo especial com informações sobre as estratégias que você pode adotar para fidelizar clientes no seu escritório. Continue acompanhando para aprender mais sobre o assunto!

Qual a importância da fidelização de clientes?

Quando um cliente faz um primeiro contato com uma empresa, ele espera receber um serviço de qualidade. A segunda solicitação só acontece se as expectativas forem atendidas com o primeiro trabalho. Aos poucos, uma relação de negócios sólida vai sendo construída, baseada na confiança.

Ter clientes fiéis é sinal de que a empresa está alcançando resultados e oferecendo experiências gratificantes para o público. Além disso, são esses consumidores que oferecem a sustentação necessária para a empresa de contabilidade em momentos de recessão e crise.

Outra questão importante é que o cliente fiel recomenda a corporação para outras pessoas. Essas indicações ajudam na divulgação e crescimento da empresa. A fidelização é um dos meios mais eficientes para se investir. Seguindo boas estratégias, é possível chegar a ótimos resultados.

Como promover a fidelização de clientes no escritório de contabilidade?

Há várias formas de promover a fidelização de clientes. Conheça algumas dessas estratégias a seguir!

Faça um bom pós-venda

Todo instante de uma venda ou fechamento de contrato é importante. O pós-venda é um momento essencial para o fortalecimento da confiança do cliente em você. Ele precisa contar com serviços eficientes, pontuais e precisos, mas também com um atendimento de ponta após a entrega. Isso ajuda na criação de um laço sólido e duradouro, consolidando uma parceria de sucesso.

O pós-venda também é valioso para que o contratante tenha a oportunidade de esclarecer dúvidas e manifestar as opiniões dela em relação ao atendimento e aos serviços. Lembre-se de oferecer uma boa escuta e ter abertura para receber sugestões. As questões que os clientes apresentam e os feedbacks coletados podem ser excelentes norteadores para melhorias nos processos.

Ofereça consultorias gratuitas

As consultorias gratuitas podem ser um ótimo atrativo para estabelecer um relacionamento duradouro com o cliente. Elas mostram que sua empresa tem competência na área de contabilidade.

A proposta das consultorias é a construção de soluções em conjunto de forma personalizada, articulando os conhecimentos profissionais da sua organização com o entendimento que o cliente tem do próprio negócio. Dessa forma, é possível desenvolver alternativas viáveis e construtivas, que contribuem para o sucesso da pessoa atendida.

Com isso, a consultoria gratuita se mostra como uma boa estratégia para atrair o cliente e demonstrar sua expertise em contabilidade. Esse fator ajuda na geração de confiança, na fidelização e na possibilidade de oferecer novos serviços.

Crie estratégias de envio de newsletters

Disponibilizar conteúdo relevante em contabilidade é uma ótima forma de criar autoridade e de inspirar a confiança do cliente. As informações vão ajudar o empresário a acompanhar melhor os processos e a ficar a par das mudanças e obrigações em relação ao fisco.

Além disso, questionamentos recorrentes do público podem se tornar newsletters bastante esclarecedoras. Esse fator facilita o dia a dia e ajuda o cliente a compreender melhor as propostas que a sua empresa de contabilidade oferece. Nesse contexto, as soluções informatizadas e tecnologias oferecem alternativas para facilitar o disparo de newsletters, tornando o processo mais simples e automatizado.

Crie um grupo para a entrega de conteúdos exclusivos e relevantes

Entregar conteúdos relevantes sobre contabilidade é uma ótima forma de demonstrar competência na área e de fornecer informações construtivas para o cliente. Oferecer educação em contabilidade para o público é uma ótima forma de estimular a cooperação do cliente para que a parceria dê resultados positivos.

Além disso, essa medida coloca sua corporação como uma autoridade na área, fator essencial para a consolidação da confiança. Uma boa alternativa é criar um grupo no Whatsapp ou Facebook para o oferecimento de materiais exclusivos. Dessa maneira, é possível educar o cliente e promover um laço forte dele com a marca.

Aumente o investimento em comunicação

Um bom relacionamento com público demanda uma estrutura robusta de comunicação. Isso significa que, para o cliente, é muito importante ter facilidade para falar com você. Estar acessível em canais de fácil contato é primordial para a criação de confiança e para que o cliente se sinta seguro em colocar informações do negócio dele em suas mãos e, claro, em formar uma parceria duradoura.

Não é necessário estar disponível em todos os canais. Mas é preciso ter algumas vias de fácil uso, com atendimento eficiente, ágil e de prontidão. Estar acessível ao público facilita a rotina e também é uma forma de valorização da importância do cliente para o negócio de contabilidade.

Capacite a equipe

Sua equipe de contabilidade precisa estar em aperfeiçoamento contínuo, para realizar serviços de qualidade, evitar erros operacionais e fornecer um bom atendimento ao consumidor. Além disso, é fundamental educar os colaboradores em uma filosofia de valorização máxima do cliente, desenvolvendo uma perspectiva de colaboração e parceria.

Isso contribui para gerar uma maior aproximação entre os profissionais e o público e, também, para criar relações mais duradouras com os clientes. A proposta é encantar a pessoa atendida, com uma abordagem gentil, eficiente, ágil e habilidosa.

Manter clientes no escritório de contabilidade é essencial para consolidar uma boa posição no mercado. Isso ajuda a manter a longevidade da empresa e ganhar novos consumidores com as indicações. Conforme mencionamos, é preciso considerar que o atendimento e o serviço prestado devem ser de máxima qualidade para que a primeira experiência gere novos contratos e parcerias.

Nesse contexto, é muito importante educar a equipe para que ele lide com seu público da melhor maneira possível, fazendo dessa postura um princípio orientador do negócio. Além disso, oferecer conteúdo e informação relevante da área de contabilidade pode contribuir na construção de uma boa imagem para seu escritório, inspirando confiança e garantindo a fidelização de clientes.

E então? Gostou de aprender sobre como manter uma carteira de clientes diversa e fiel ao seu escritório de contabilidade? Então compartilhe esse conteúdo com seus colegas nas redes sociais!

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