Qual a importância da cultura de dados na tomada de decisões?

O sucesso de uma empresa depende da qualidade da tomada de decisões diárias. Ao acumular boas escolhas, a empresa ganha em competitividade e rentabilidade, também se tornar mais saudável. Para tanto, é preciso de uma cultura de dados.

Nos últimos anos, essa é uma ideia que tem ganhado destaque. Sua mensagem central é a seguinte: você precisa de grandes volumes de informações, variados e verídicos para escolher de maneira precisa e ágil. Sem isso, os seus riscos e perdas são maiores.

Nos tópicos seguintes, explicamos melhor o que é cultura de dados, qual a sua importância e como empresas especializadas podem ajudar você a desenvolvê-la. Boa leitura.

Afinal, o que é cultura de dados?

Vamos começar entendendo as duas palavras. Cultura é um elemento complexo, na maioria das vezes impossível de observar. Você pode entender como o conjunto de crenças, hábitos e valores que norteiam seu empreendimento.

Dado, por sua vez, é a unidade básica de conhecimento, representando fatos que se relacionam com o seu empreendimento, como o volume de clientes ou o faturamento líquido em determinado exercício. Bons dados são verídicos, volumosos e variados.

Portanto, o termo significa que todo o seu negócio é orientado por fatos — e não pelo achismo. Que todos os profissionais, a partir do CEO, buscam formas inteligentes de coletar, organizar e utilizar essas informações para escolher o que fazer.

Sendo assim, uma cultura de dados é algo voltado ao enfrentamento. Todos desejam entender exatamente o que está acontecendo e, a partir de então, definir planos e colocar a “mão na massa”. Sem isso, seria o mesmo que caminhar no escuro.

Qual a importância da adoção de uma cultura de dados?

A adoção dessa cultura promove uma série de benefícios para o escritório de contabilidade e seus clientes. Quanto todos estão comprometidos entender e trabalhar com fatos, as chances de decidir com acerto e fazer investimento com alto índice multiplicador tornam-se maiores. Compreenda essas e outras vantagens, a seguir.

Aperfeiçoa a tomada de decisões diária

Ao longo do expediente, no escritório de contabilidade, diversas decisões importantes precisam ser tomadas. Em suma, são decisões operacionais, fiscais, de financiamento ou investimento. Claro, o objetivo é tomá-las com o máximo de acerto possível.

Nesse caso, a cultura de dados é bastante útil. Ela garante que o contador e sua equipe mantenham o foco nos fatos, no que efetivamente existe. Assim, o achismo é deixado em segundo plano, a margem de incerteza é reduzida e o produto final é o acerto.

Aumenta a velocidade da decisão diária

Quando se fala em cultura de dados, uma preocupação recorrente é quanto à velocidade dos processos diários. Será que eles não vão ficar mais morosos? Afinal, antes de escolher algo, você pode precisar coletar e estudar dados. A resposta é: não! Muito pelo contrário.

Essa é uma cultura que gera velocidade. Isso acontece porque existem menos ruídos. Como todos estão preocupados com fatos, o grau de incerteza torna-se menor. Além disso, os funcionários tornam-se mais pontuais em suas escolhas e menos procrastinadores.

[rock-convert-cta id=”2796″]

Cria um maior senso de entrega e resultado

Quanto a cultura de dados é adotada, os profissionais sentem uma maior demanda por métricas e indicadores de desempenho. Isso ocorre porque torna-se necessário medir com precisão os resultados que estão sendo entregues, assim como os progressos obtidos.

Isso promove um efeito subsequente: a ênfase no resultado. Com mais indicadores e métricas, os profissionais passam a acompanhar os números da empresa e desejar o seu progresso. Além disso, começam a entender e se comprometer mais com as metas.

Melhora a transparência no local de trabalho

A transparência tem uma série de efeitos positivos. Ele gera uma maior segurança e bem-estar aos profissionais, assim como confiança aos clientes finais do escritório de contabilidade. Por outro lado, a falta de transparência gera insegurança, conflitos e conversas paralelas.

Novamente, a cultura de dados é uma importante ajuda. Ao disseminar informações verídicas, variadas e volumosas, os profissionais podem se sentir mais bem informados e informar melhor seus clientes finais. Assim, problemas de informação assimétrica são reduzidos.

Oferece insights adicionais

Ao decidir com base em dados, torna-se muito mais fácil diagnosticar gargalos ou até identificar oportunidades ainda não imaginadas. Isso ocorre porque é fornecido um recorte preciso da realidade, o que não seria possível apenas com a opinião pessoal.

Imagine, por exemplo, que você está analisando dados da sua carteira de clientes. É bem possível que encontre padrões ainda não imaginados, o que pode ser a base para a criação de um novo serviço ou o desenvolvimento de uma nova estratégia de marketing.

Aumenta a competitividade do escritório

Todos esses benefícios, juntos, resultam em outro: o crescimento da competitividade. Na medida em que a empresa torna-se mais ágil e precisa nas suas decisões, além de inventiva e focada em resultados, pode obter uma vantagem competitiva interessante.

Em outras palavras, a adoção de uma cultura de dados pode colocar seu escritório em um novo patamar, garantindo que o negócio se destaque dos demais competidores e conquiste uma fatia maior do mercado.

[rock-convert-cta id=”2796″]

Como colocar a cultura de dados em prática no escritório?

A construção de uma cultura, qualquer que seja ela, é um evento de longo prazo. Isso quer dizer que você precisará investir no assunto ao longo de alguns anos, não somente alguns dias ou meses. Dito isso, confira algumas dicas que podem ajudar:

  • deixar de lado a tomada de decisões baseada em achismos;
  • reúna-se com os talentos e deixe claro que deseja construir uma cultura de dados;
  • adote um modelo de gestão à vista para compartilhar um número maior de informações sobre o negócio;
  • colete, estruture e analise mais dados sobre seus clientes finais;
  • adote um software que potencialize a coleta e o compartilhamento de informações.

Note, portanto, que a cultura de dados é desenvolvida com o tempo e na medida em que boas práticas são utilizadas. Um ponto crucial é implementar um sistema de contabilidade que facilite seus processos diários e a comunicação com os clientes. Logo, haverá mais facilidade para coletar, organizar e analisar os dados, assim como disseminá-los.

Agora você está por dentro do tema. Lembre-se sempre que cultura de dados envolve fatos e enfrentamento. Ela fornece uma série de benefícios ao seu escritório e aos seus clientes, como a maior precisão e velocidade na tomada de decisões. Sua adoção, porém, é um evento de longo prazo que depende, entre outras coisas, do uso de boas tecnologias.

Gostou do nosso artigo, não é mesmo? Aproveite para falar das suas principais dúvidas, sugestões ou experiências sobre cultura de dados. Deixe um comentário!


Notice: Undefined variable: count in /var/www/html/wp-content/themes/hello-theme-child-master/functions.php on line 81

Notice: Undefined variable: retornoCategorias in /var/www/html/wp-content/themes/hello-theme-child-master/functions.php on line 82
Contábil
compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exclusivo para você!
Quer receber diretamente em sua caixa de e-mail nossos conteúdos e novidades? Deixe seu e-mail e tenha exclusividade!

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.

Fale mais sobre você e nosso time entrará em contato com a sua empresa!

Fale mais sobre você e nosso time entrará em contato com a sua empresa!