Controle de títulos descontados, como fazer?

Controle de títulos descontados envolve as vendas a prazo, que fazem parte da realidade de qualquer empresa por facilitarem a rotina dos clientes.

Entretanto, em algumas ocasiões, a empresa precisa de capital de giro e também encontrar formas de transformar os seus títulos em dinheiro. Isso acontece através do desconto de títulos, operação também conhecida como desconto de duplicatas.

O que é o desconto de duplicatas?

Em linhas gerais, os títulos podem ser descritos como documentos que representam a obrigatoriedade de restituição de uma determinada quantia. Alguns exemplos que fazem parte do cotidiano são os cheques pré-datados, ainda usados.

Então, se um determinado cliente emite um título dessa natureza com data de vencimento posterior à compra, a empresa pode transformá-lo em dinheiro de forma antecipada através da operação de desconto de títulos.

Quais são as vantagens do controle de desconto de títulos?

O desconto de títulos pode ser feito de várias formas. Entretanto, as mais comuns são a cobrança simplificada e a cobrança caucionada.

No primeiro tipo, a empresa recebe o valor das duplicatas que possui e conta que o comprador cumprirá com o seu compromisso de pagamento. Caso isso não aconteça, o valor é descontado da empresa que solicitou o adiantamento à instituição financeira.

Quando se fala sobre o segundo tipo, é possível destacar que a empresa faz a penhora das suas duplicatas. Então, ela passa a ter direito junto à instituição financeira a fazer uma solicitação de parte do valor como adiantamento de crédito.

Ambos os tipos possuem vantagens e desvantagens, mas isso está mais associado ao contexto e às particularidades de cada empresa. Portanto, a seguir serão abordadas algumas vantagens que se aplicam aos dois casos.

Primeiramente, vale pontuar que o desconto de títulos pode ser uma excelente ferramenta para garantir o aumento do capital de giro da empresa. Em geral, quando o desconto é usado para esta finalidade o dinheiro é aplicado em investimentos.

Outro motivo bastante comum para que uma empresa faça o desconto de títulos é a manutenção de um fluxo de caixa positivo. Nesse caso, ela estará conseguindo isso através de uma receita que já foi gerada, mas ainda não foi recebida. Tal opção ajuda a evitar juros e também a evitar atrasos em pagamentos.

Entretanto, vale ressaltar que o desconto de duplicatas é um risco que a empresa assume independente da modalidade escolhida. Isso acontece porque ela se torna a responsável por fazer a cobrança deste título e enquanto a dívida não for quitada, os encargos à instituição financeira continuarão sendo pagos.

Por fim, vale pontuar que usar este recurso demanda muita organização, além de um planejamento financeiro bem-feito.

Como fazer o desconto de duplicatas e qual a sua importância?

Para realizar este desconto basta procurar pela instituição financeira responsável para que ela se torne proprietária do título e pague o valor à empresa. Vale pontuar, porém, que o total pago será um pouco inferior ao do título.

Isso acontece porque essa operação possui uma taxa de desconto que corresponde aos juros do período transcorrido entre a data de recebimento do valor do título e o vencimento propriamente dito. Também é importante citar que cada instituição adota uma taxa distinta.

Além disso, outro aspecto importante do desconto de títulos é que o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) também é recolhido. Em um primeiro momento isso pode acabar afastando as empresas, mas vale destacar que este tipo de operação é benéfico por fazer com que elas disponham de mais recursos, aumentando o seu fluxo de caixa.

Assim, os descontos de títulos costumam ser usados nas seguintes situações:

  • Aumentar a disponibilidade de capital de giro;
  • Garantir maior poder de negociação à empresa;
  • Obter taxas de juros mais baixas.

Logo, diante dos fatos destacados, é muito importante que a empresa tenha controle dos descontos de títulos. Afinal, a operação envolve taxas a serem pagas e valores adiantados, algo que pode acabar gerando desequilíbrio no fluxo de caixa e eventualmente problemas financeiros.

Portanto, a seguir serão apresentadas algumas formas de fazer este controle.

Como fazer um bom controle de desconto de títulos?

Embora os gestores de contabilidade possam fazer um controle manual dos descontos de duplicatas, seja através de planilhas ou de qualquer outro recurso dessa natureza, o mais recomendado é usar a tecnologia como aliada.

Atualmente, existem softwares de gestão empresarial eficientes e que podem auxiliar neste processo, garantindo mais precisão e evitando problemas futuros. Entre estes e possível citar o Consisanet Empresarial, um sistema ERP que cobre todas as necessidades de um negócio, do seu planejamento até os resultados.

Funcionando de forma integrada, o Consisanet Empresarial é uma ferramenta de gestão que proporciona organização, controle e centralização. No caso das duplicatas, isso ajuda o setor de contabilidade a visualizar os títulos que já foram descontados e as taxas pagas.

Desse modo, o uso do sistema permite que as previsões sobre o futuro da empresa sejam mais assertivas. Um controle de títulos ineficaz é capaz de gerar problemas para o fluxo de caixa, fazendo com que a empresa tenha uma impressão errada sobre o seu capital e os seus lucros.

Com o Consisanet Empresarial, todas as informações importantes ficam centralizadas em um único lugar, aumentando o controle dos processos internos e permitindo que o gerenciamento da empresa aconteça de modo unificado. Tudo isso garante maior agilidade e evita potenciais erros humanos.

Embora muitos empresários iniciantes possam pensar que um sistema de gestão empresarial é algo para negócios de porte maior, na verdade, é interessante para qualquer fase da empresa.

No caso de quem está iniciando e ainda não se familiarizou por completo com os descontos de títulos, o software permite maior visualização e assegura que decisões sejam tomadas com base em dados concretos.

Isso acontece porque o Consisanet Empresarial possui uma parte voltada para a gestão financeira que oferece os seguintes recursos:

  • Controle de movimentações financeiras;
  • Análise de resultados;
  • Controle de duplicatas, adiantamentos, renegociações e parcelamentos;
  • Cobrança de pagamentos.

Entre em contato com nossa equipe comercial e saiba mais sobre como o Consisanet Empresarial pode facilitar sua rotina.

compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exclusivo para você!
Quer receber diretamente em sua caixa de e-mail nossos conteúdos e novidades? Deixe seu e-mail e tenha exclusividade!

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.

Fale mais sobre você e nosso time entrará em contato com a sua empresa!

Fale mais sobre você e nosso time entrará em contato com a sua empresa!

Fale mais sobre você e nosso time entrará em contato com a sua empresa!

Fale mais sobre você e nosso time entrará em contato com a sua empresa!

Fale mais sobre você e nosso time entrará em contato com a sua empresa!