6 dicas de marketing incríveis para o seu escritório contábil

Você já deve ter ouvido alguém falando que o marketing nas redes sociais é essencial para as empresas e talvez até tenha se perguntando se o seu escritório contábil também deve estar nesse meio. A resposta, sem dúvidas, é: sim. As mídias sociais representam uma grande oportunidade para as empresas, pois nelas os seus atuais e futuros clientes estão interagindo diariamente e sendo influenciados por inúmeros conteúdos.

Sabendo que o número de informações que chegam ao seu potencial cliente é grande, você precisa gerar conteúdos relevantes e atraentes para se destacar. O contador atualizado precisa deixar de lado conceitos antigos e apostar nas novidades. Por isso, preparamos algumas dicas que o seu escritório pode colocar em prática. Confira, a seguir, e se destaque entre os concorrentes!

1. Definir o público alvo

O primeiro passo para ter sucesso com o marketing nas redes sociais é identificar qual o perfil do seu público. Se o seu escritório atende geralmente donos de empresa de segmentos específicos, você poderá separá-los segundo esse critério e então, poderá gerar conteúdos relevantes ao segmento.

Definir o público-alvo também é importante para saber em qual mídia social investir, pois você pode achar que o seu cliente está no Instagram quando, na verdade, pode estar no Facebook. Portanto, no primeiro momento, faça um processo de brainstorming com a equipe, pesquisem e pensem nas “dores” do seu potencial cliente, saibam onde ele está e então produzam conteúdos que são do seu interesse.

2. Ter conteúdo de qualidade

Independentemente de quais mídias sociais o seu escritório investir, uma coisa é certa: você precisa gerar bons conteúdos. Para isso, é preciso conhecer as características de cada mídia para saber o formato e linguagem que deve ser usada.

Por exemplo, o Facebook é uma ótima fonte de tráfego para o site. Lá você pode postar uma prévia dos artigos e matérias que você está disponibilizando no site, e se for interessante para seu usuário, você conseguirá fazer com que ele saia do Facebook e vá para o seu site. Assim, chances dele conhecer os serviços do seu escritório são muito maiores.

O marketing de conteúdo é excelente, pois é capaz de transformar o seu escritório em referência. Você mesmo já deve ter ido procurar em sites que são referências para você quando uma dúvida surgiu, não é? O mesmo acontece com o seu potencial cliente. Ele terá dúvidas que podem ser sanadas pela sua empresa. O marketing de conteúdo pode fazer com que ele chegue até o seu escritório!

3. Aproveitar os assuntos do momento

Para escritórios de contabilidade, gerar conteúdo de acordo com o assunto atual é muito interessante. Você pode escrever artigos e posts mais descontraídos sobre as obrigações que o cliente precisa declarar no momento — isso mostra que você está atualizado e sana as dúvidas de quem está pesquisando.

No entanto, esses assuntos devem ser mesclados com temas “evergreen”, que significa “sempre verde”. Isto é, são conteúdos que podem ser vistos a qualquer momento sem perder o sentido. Dessa forma, sempre que o potencial cliente acessar as suas redes sociais, vai ter um conteúdo relevante para conferir.

É interessante usar uma linguagem um pouco mais pessoal, pois as mídias sociais são caracterizadas por aproximarem as marcas dos usuários. Mas lembre-se que é importante usar a linguagem com a qual o cliente se identifica.

4. Reutilizar os conteúdos

É certo que existem diferentes conteúdos para a empresa produzir, pois cada mídia pede um formato. Por exemplo, o Instagram pede conteúdos curtos, mas com imagens matadoras, enquanto o blog pede algo mais consistente. Então, produzir com qualidade para todos esses meios vai demandar muito esforço, cuidado e tempo.

Nesse sentido, existe uma estratégia muito eficaz que é a reutilização de conteúdo. Assim, as informações utilizadas para escrever um e-book podem se transformar em vários posts, em um podcast, vídeos para o YouTube, entre outros.

É claro que a linguagem vai precisar ser adaptada para o local onde vai ser postado e de acordo com o público, mas a pesquisa e a essência vão ser sempre as mesmas, o que economiza muito tempo e o seu escritório vai conseguir fazer um bom marketing nas redes sociais.

5. Utilizar os gatilhos mentais

Um dos objetivos de marcar presença nas redes sociais é capturar leads e, posteriormente, convertê-los em clientes. Mas isso não é tarefa fácil quando falamos de um escritório de contabilidade, tendo em vista que os clientes são exigentes e costumam pesquisar bastante antes de confiar no prestador de serviço.

Certamente, os gatilhos mentais vão acelerar esse processo. Eles são estímulos que auxiliam o indivíduo para tomar alguma decisão. É o que acontece quando você está em busca de algum produto e encontra uma promoção por tempo limitado. O que a empresa está fazendo é ativando o gatilho da urgência para que você não tenha tempo de pensar muito e adquira logo o produto com eles.

Daremos alguns exemplos de gatilhos:

  • prova social — os indivíduos são influenciáveis, então, mostrar o que os outros clientes estão falando é uma ótima estratégia para garantir sua autoridade;
  • reciprocidade — é uma estratégia na qual a empresa oferece algo, gratuitamente, para o seu potencial cliente, como e-books ou, até mesmo, uma sessão de consultoria. No futuro, se ele necessitar de algum serviço, vai lembrar de seu escritório.
  • autoridade — serve para mostrar que a sua empresa realmente é boa no que faz. Para isso, é interessante produzir conteúdos ricos e de qualidade, tirar dúvidas reais e de forma simples.

6. Interagir sempre!

Um dos segredos de ter um bom relacionamento com os clientes nas mídias sociais é interagir. Se alguém comentar nas publicações — seja cliente ou não —, sempre responda. Se for uma crítica ou avaliação negativa, também não deixe de agradecer pelo comentário. Evite responder somente com emojis, pois não gera engajamento.

Essa interação é importante para mostrar que o escritório se preocupa e realmente “ouve” os seus clientes. Isso gera muita credibilidade e quanto mais interação tiver, mais chances de que os seus conteúdos sejam distribuídos para mais usuários visualizarem.

As pessoas estão cada vez mais procurando resolver os seus problemas por meios online. Investir no marketing nas redes sociais tem um baixo custo e vai fazer com que o seu escritório seja encontrado mais facilmente pelos potenciais clientes e seja vista como uma autoridade, que transmite confiança e experiência no que faz.

Quer saber mais sobre como se destacar online? Continue navegando em nosso blog e confira as 5 melhores estratégias para escritórios de contabilidade.

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